Categories: CâncerNotícias

Cerca de 80% das crianças vencem o câncer, aponta estudo

A chance de sobrevivência das crianças com câncer tem êxito de 80%, devido ao tratamento especializado, é o que revela o estudo intitulado “Childhood Cancer Survivor Study”.

O resultado desse sucesso, modéstia parte, é em decorrência das terapias que estão melhores para combater notavelmente a taxa de mortalidade ligada a complicações de saúde nos anos seguintes. A mortalidade, de fato, caiu praticamente pela metade, passando de 12,4% nas crianças com diagnóstico de câncer nos anos 70 para 6% para aqueles que foram diagnosticados nos anos 90.

A notícia foi anunciada no congresso de oncologia da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco) – Chicago, nos Estados Unidos e os dados foram baseados no estudo Childhood Cancer Survivor Study.

Financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, a pesquisa contou com 31 hospitais canadenses e americanos e 34 mil relatos de crianças com tumor que foram analisados, validando os efeitos a longo prazo das terapias nas crianças que, entre 1970 e 1999, foram diagnosticadas com câncer aos cinco anos de idade e sobreviveram. Entre as crianças monitoradas, todas as causas de mortalidade em 15 anos a partir do diagnóstico caíram de 12,4% para 6%.

De acordo com os autores do estudo, essa melhora notável, é devido, em parte, às mudanças dos tratamentos que têm reduzido o risco de morte ligados aos efeitos tardios das terapias pediátricas anticâncer, como as receptivas e problemas cardíacos e pulmonares. O grande desenvolvimento das técnicas de rastreamento e de diagnóstico também tem um papel importante.

Segundo o condutor do estudo, Gregory Armstrong, do S. Jude Children’s Research Hospital, há 50 anos, só uma criança entre cinco sobrevivia a um câncer, mas, hoje, cerca de 80% das crianças continuam vivas cinco anos depois do diagnóstico.  Gregory também afirmou que atualmente esse quadro melhorou bastante, e destacou que não só mais crianças sobrevivem a um tumor primário, como também os especialistas são capazes de estender a expectativa de vida reduzindo, nos últimos anos, a toxicidade total dos tratamentos.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

19 minutos ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

8 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

10 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

10 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

10 horas ago