A terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, começou no dia 11 de maio e vai encerrar no dia 5 de junho em todo o país. Até o momento, apenas, 23,22% do total de 36,1 milhões de pessoas que estão no grupo prioritário foram vacinadas. 77% das pessoas que deveriam ter tomado a vacina, não se vacinaram o que corresponde a mais de 27 milhões de pessoas.
“A vacina é de extrema importância para reduzir complicações e óbitos decorrentes dos vírus de influenza. Então, é muito importante que os grupos prioritários sejam vacinados”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fontana. Ela lembra que as pessoas que ainda não se vacinaram podem procurar um dos 41 mil postos de saúde espalhados pelo país durante todo o período da campanha.
A terceira e última fase foi dividida em duas etapas: a primeira ocorreu no período de 11 a 17 de maio, com foco nas pessoas com deficiência; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; e mães no pós-parto (até 45 dias). Nesta segunda etapa, que segue até o dia 5 de junho, estão os professores das escolas públicas e privadas, que devem apresentar o crachá funcional para comprovar o vínculo com alguma instituição; e os adultos de 55 a 59 anos de idade.