Cerca de 2 mil novos casos de câncer de mama são registrados por ano na Bahia

Mais de 57 mil novos casos de câncer de mama podem ser diagnosticados no Brasil, estima o Instituto Nacional de Câncer – INCA. No Nordeste por exemplo, foram registrados 10,5 mil casos e na Bahia 2.560. De acordo com os dados recentes da Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a taxa de mortalidade no estado era aproximadamente 16 para cada 100 mil mulheres na faixa etária entre 30 e 69 anos por conta da doença, em 2010, quando a média era de 16,8 para o Nordeste.

Segundo Vanessa Dybal, oncologista do Instituto de Oncologia AMO/Hospital da Bahia, alguns fatores de risco favorecem o aparecimento da doença, como exposição excessiva a hormônios femininos, tabagismo, falta de atividade física e obesidade. A especialista adverte que menos de 10% dos tumores malignos da mama são de causa hereditária ou genética e, em relação a fatores alimentares, não foi comprovadamente relacionado como fator causal da doença.

A oncologista ainda alerta que as mulheres com histórico familiar extenso de cânceres em geral devem ser avaliadas por um geneticista, independente dos casos hereditários apresentarem menor número. Vanessa explica que a síndrome mais conhecida de câncer de mama hereditário é a das mutações do gene BRCA. Ela enfatiza que a suspeita para a existência deste tipo de mutação acontece na presença de alguns critérios como dois familiares em 1º grau com câncer de mama, um dos quais com diagnóstico antes dos 50 anos, e a combinação de três ou mais familiares de 1º ou 2º graus com câncer de mama, independentemente da idade ao diagnóstico.

Para detectar a doença, Vanessa sugere a busca por um mastologista. Entre os sintomas de câncer de mama, estão: o aparecimento de nódulo duro e normalmente indolor, retração da pele ou a não movimentação de determinada parte da mama ao se elevar os braços, vermelhidão ou inchaço da mama que não melhoram após tratamento de causas infecciosas e saída de secreção ou feridas nos mamilos.

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.