Uma ação contra os transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus leva ao recolhimento de aproximadamente 100 toneladas de lixo e 300 focos dos mosquitos aedes aegypti e albopictus eliminados, na capital baiana, em apenas dois dias. A iniciativa do faxinaço é da Prefeitura de Salvador e contou com o envolvimento de 135 profissionais que visitaram 650 imóveis em seis bairros do município. A operação já foi realizada em 30 ruas.
Nesta quarta-feira (29), a mobilização continua sendo realizada nos bairros da Boca do Rio, Pituaçu, Stiep, Costa Azul, Imbuí e Bonfim, quando os agentes de endemias e da Limpurb intensificarão as visitas residência a residência, com os trabalhos de remoção e descarte de lixo, vistoria de depósitos elevados (caixas d’água e calhas) e distribuição de material educativo.
O objetivo é reduzir rapidamente o índice de infestação das áreas críticas da cidade e evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelos vetores da dengue, zika vírus e febre chikungunya, segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Isabel Guimarães.
A mobilização em combate ao aedes aegypti conta também com a colaboração dos moradores durante os trabalhos realizados, que devem descartar seus entulhos e materiais inservíveis, que podem ser colocados em frentes às suas casas para recolhimento.
Fonte: SMS – SSA
L.O.