O Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), ganha nova diretora nesta segunda-feira (23), e a contemplada para dirigir a instituição, foi a médica infectologista Miralba Silva. A posse contou a presença do secretário estadual de saúde.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, o centro, voltado aos atendimentos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e HIV, entra em uma nova época por conta de avanços na área. No decorrer da cerimonia, Vilas-Boas salienta que área da saúde está entrando numa época de diagnóstico rápido, de forma simples, tratamento imediato e com menos efeitos colaterais.
O secretário ainda afirmou que há o objetivo de disponibilizar o teste rápido, realizado por meio de análise da saliva, em toda a rede pública. Já a nova diretora, diz que seu principal foco durante a gestão será a prevenção, com relevância na transmissão zero e morte zero. Estiveram presentes na posse o superintendente da Atenção Integral à Saúde (Sais), Mateus Simões, o chefe de gabinete, Fernando Daltro e o assessor especial do gabinete, Luis Eugênio, além dos funcionários do Cedap, representantes da Associação de Infectologista da Bahia, do Grupo Gay da Bahia e a equipe técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), composta pelo subsecretário Roberto Badaró.