Ícone do site

Centro de Diagnóstico é inaugurado

Esse é o serviço que o Centro de Diagnóstico por Imagem do HGC vai oferecer à população de pelo menos 25 municípios baianos. Depois de receber investimento de R$ 2,4 milhões para reforma, a unidade foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (25), pelo governador Rui Costa, que falou sobre o novo modelo de gestão de unidades de saúde no estado, para serviços de diagnóstico por imagem, através de empresas contratas no modelo de Parceria Público-Privada (PPP).

“Esse novo modelo, que já implantamos nesse Centro inaugurado hoje, vai aumentar a produtividade e qualidade dos atendimentos. O Estado paga mensalmente à empresa e ela mantém os serviços e a manutenção dos equipamentos. O objetivo é sermos mais resolutivos”, afirmou o governador.

Notícias relacionadas

Hospital da Mulher será inaugurado no segundo semestre

Hospital Regional da Costa do Cacau

Ainda segundo Rui Costa, o Governo já deu início ao novo modelo no Hospital Geral do Estado (HGE) e implantará em breve no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), ambos em Salvador. “A expectativa é que, até dezembro, o Estado entregue outros hospitais com esse mesmo modelo de gestão. Também replicaremos em outras áreas de serviço, inclusive na contratação de equipes médicas fechadas para determinados procedimentos, onde o pagamento será realizado à empresa, pelo volume de cirurgias, por exemplo”, detalhou.

Centro de imagem

Os serviços do Centro de Diagnóstico por Imagem vão funcionar em escala de 24 horas para a urgência e emergência e atender também programação, a nível ambulatorial. No caso das tomografias, antes eram realizadas até 300 por mês, e, a partir de agora, passará a atender 750 pacientes no mesmo período. No caso dos raio-x, o aumento é de mais de 30%. Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, o Centro também realizará procedimentos que antes não eram feitos na unidade.

“Aumentamos a capacidade em realizar exames, mas faremos outros procedimentos, como nos casos de pacientes que precisavam fazer angiografias por lesões cerebrais, lesões encefálicas e de membros inferiores acabavam ficando na fila da regulação para realizar exames de cateterismo invasivo. Com esse equipamento de tomografia instalado aqui serão possíveis exames de angiotomografias que acabam com a necessidade do exame invasivo, o que é um grande avanço”, explicou o secretário.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile