A Central Nacional Unimed é patrocinadora oficial da Federação Baiana de Judô (Febaju) e apoia o Circuito Baiano de Judô 2021. O apoio acontece por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania. A federação desenvolve o esporte para crianças; bem como jovens e adultos da Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Febaju, a parceria está inserida no movimento “Mude1Hábito”, programa da cooperativa que estimula hábitos saudáveis, dentre eles a prática esportiva.
Dessa forma, a primeira etapa do Circuito Baiano de Judô 2021 aconteceu sábado passado, no Sesi Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. O evento respeitou todos os protocolos de prevenção à Covid-19 e teve transmissão ao vivo pelo canal da Febaju no YouTube.
Novo formato
Fundada em 1970, a Federação Baiana de Judô (Febaju) tem 118 entidades afiliadas, com representações de 66 municípios do Estado e mais de 32 mil atletas cadastrados. No segundo semestre do ano passado, as competições da Febaju ganharam novo formato, sem necessidade de contato físico. Além disso, os judocas enfrentaram-se em provas de resistência e agilidade (funcional), em seus próprios dojôs, acompanhados pelo público online.
Uma série de normas sanitárias específicas estão sendo cumpridas pelos organizadores, para garantir a segurança em 2021. Por exemplo: todos os atletas devem fazer o teste rápido e assinar um termo de responsabilidade, garantindo não estar com sintoma algum da doença. A edição 2020 do circuito precisou ser adiada, devido à pandemia da Covid-19.