“Diabetes e Doença Macrovascular” é o tema da sessão temática em diabetes, no próximo dia 2 de agosto, das 9 às 11h30, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS). As sessões de atualização (sempre na primeira terça-feira do mês) são uma iniciativa do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), por meio da Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), tendo como público alvo a equipe multidisciplinar (Saúde da Família, Centros de Referência e instituições de ensino superior).
Notícias relacionadas:
Metade dos diabeticos não sabe que tem a doença
Ação especial contra o diabetes
Na sessão, serão discutidas as estratégias de prevenção primária e secundária na pessoa cm diabetes, imprescindíveis, segundo a coordenadora da Codar, Graça Velanes, para evitarmos complicações na população com diabetes. É uma discussão muito importante – pontuou – uma vez cada profissional de saúde tem suas experiências que enriquecerão o debate.
De acordo com as Diretrizes Brasileira Diabetes 2014/2015, “A doença macrovascular da pessoa com diabetes é a própria doença aterosclerótica, que incide em uma população não diabética. É, contudo, mais precoce, mais frequente e mais grave. A doença cardiovascular (DCV) é uma causa de morbidade e mortalidade nesses pacientes.. O termo “diabetes vascular” tem sido introduzido com o objetivo de chamar atenção do clínico para a necessidade de paralelamente ao tratamento da hiperglicemia, desenvolver estratégias para prevenção da DCV.”
Redação Saúde no Ar*
João Neto