Ícone do site

Cedeba lembra Dia Mundial do Diabetes com programação especial

O Dia Mundial do Diabetes – lembrado no dia 14 de novembro – é celebrado pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia – Cedeba, com desenvolvimento da Universidade do Diabetes – UNIDIA, na capital baiana.

A iniciativa leva atividades temáticas nas Faculdades do Corpo e Mente, dentre elas, Medicamentos, Alimentação Saudável e Saúde Cidadã, a partir desta sexta-feira (6).

As Faculdades estão localizadas no Cedeba, na Avenida Antônio Carlos Magalhaes – Centro de Atenção à Saúde, antigo prédio da IAPSEB – com funcionamento sempre nos turnos matutino e vespertino.

A ação tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos pacientes sobre o diabetes, doença que cresce em todo o mundo. De acordo com a Secretária da Saúde do Estado da Bahia – Sesab, a educação é considerada o passaporte para melhor qualidade de vida do diabético. Segundo ainda a pasta, a experiência da Universidade do Diabetes já alcançou 91 municípios da Bahia.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, realizada em 2013, estima-se que no Brasil, 6,2% da população de 18 anos ou mais de idade tenha diagnóstico médico de diabetes, o equivalente a um contingente de 9,1 milhões de pessoas.

De acordo com a pesquisa, no nordeste do País a doença tem um índice de 5,4 %. Na capital baiana 5,0 %, entretanto em pessoas adultas com mais de 18 anos. Quanto ao gênero, as mulheres apresentaram um índice de 7,0%, já os homens 5,4%. Considerando a situação do domicílio, na área urbana 6,5% da população de 18 anos ou mais de idade relatou diagnóstico médico de diabetes, enquanto que área rural a proporção foi de 4,6%.

*Redação saúde no Ar Salvador – (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile