Na última sexta-feira (20) o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap) lançou o Manual de Atendimento a HIV/Aids, infecções sexualmente transmissíveis hepatites e atenção à saúde da população trânsgenero.
A proposta da publicação, que reuniu relatos e experiências vividos na unidade, é contribuir para a melhoria da qualidade da assistência. De acordo com A diretora do Cedap, Miralba Freire, informou de o Cedap possui : assistência, ensino e pesquisa, a produção do livro envolveu médicos, estudantes, pós graduandos, residentes, dentre outros. “Foi uma oportunidade para aprendizado e troca de experiências. A proposta é a produção e disseminação do conhecimento”, afirma Miralba.
Miralba destacou a importância da implantação do Ambulatório Trânsgenero. “Julgamos importante descrever como tem sido nossa experiência na implantação do núcleo de atenção à população transgenero. Hoje nosso ambulatório está em fase de credenciamento e já estamos caminhando para nos credenciarmos junto ao Ministério da Saúde, para nos tornarmos um ambulatório transexualizador” .
Ela ressalta que o Manual não substitui as orientações provenientes protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde (MS). “Pelo contrário, deve ser tomado como um complemento a essas diretrizes, explanando peculiaridades do atendimento nesta Unidade”, pontua.
Além de Miralba Freire de Carvalho Ribeiro da Silva, Alessandro Henrique Tavares de Farias e Aida Tanajura Moreira foram os organizadores da obra.
Fonte: Sesab