Ceará passa a exigir máscara PFF2 ou N95 em supermercados, escolas e farmácias

O governo do Ceará. decretou a exigir o uso de máscaras PFF2 ou N95 de funcionários de alguns setores, como supermercados, farmácias e escolas. A cobrança passou a valer na segunda-feira, 24. Segundo especialistas, embora as máscaras de pano ofereçam proteção, equipamentos faciais do tipo PFF2 ou N95 são mais eficientes contra o vírus. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) atualizou suas recomendações neste mês, indicando que máscaras N95 oferecem mais proteção contra a Omicron. Clientes e alunos estão obrigados a usar máscaras, mas podem ser de qualquer modelo.

Para Vitor Mori, físico e membro do Observatório Covid-19 BR, a medida pode ter impacto positivo, reduzindo a transmissão em locais de maior risco, ambientes fechados, mal ventilados e com muitas pessoas, como supermercados e no transporte coletivo. Mas alertou que a implementação precisa superar alguns desafios. “O primeiro seria uma comunicação adequada sobre como usar a máscara PFF2 corretamente; garantir o não vazamento é mínimo. Não é algo difícil de se fazer, mas seria muito importante um diálogo amplo e muito claro sobre isso”.

Os estabelecimentos podem ser até interditados caso descumpram a regra.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.