A marcação para a castração poderá ser feita de forma presencial, ou através de e-mail. Para agendamento presencial são oferecidas dez vagas diárias na própria unidade, das 8h às 13h, para agendamento por e-mail o endereço é agendamento.dipa@ gmail. com
“A castração traz benefícios importantes, tanto para a saúde como para o controle populacional do animal. Ela prolonga a vida do animal, prevenindo doenças como tumores mamários, tumores de próstata e, em alguns casos, reduz a agressividade e a demarcação de território com o xixi. Outro benefício é a prevenção das crias indesejadas, combatendo o abandono dos cães e gatos”, explica Tainara Ferreira, diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O animal precisa estar em jejum de água e alimento por 12h e é preciso apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, cartão SUS do tutor e cartão de vacina antirrábica atualizado do animal, ou seja, o animal precisa ter tomado a vacina antirrábica nos últimos 12 meses.
.Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, para evitar aglomerações. A castração também prossegue na outra unidade do Castramóvel, no Mercado São Miguel, na Barroquinha. A população pode entrar em contato com o Fala Salvador 156, ou pelo telefone (71) 3611-7331 para mais informações.
Inicialmente foi previsto que o serviço seria iniciado na Cajazaeira X nesta segunda- feira, mas foi adiado para terça- feira (02/01).