O Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã, é o mais novo ponto de atendimento do Castramóvel, programa itinerante da Prefeitura para castração gratuita de cães e gatos em Salvador. O serviço, realizado através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), estará no local até o dia 16 de agosto.
Os tutores devem comparecer ao local até as 9h com RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. O animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, incluindo água.
O atendimento é feito por ordem de chegada, a partir das 8h, ou por agendamento nos postos de saúde habilitados, com vagas limitadas por dia. A unidade vai atender os felinos às segundas, quartas e sextas e os caninos, às terças e quintas.
Estarão aptos para a castração cães e gatos com idade entre seis meses a 5 anos. Animais vacinados recentemente devem aguardar 10 dias para realização da esterilização.
A castração não se aplica a animais gestantes e, no caso das fêmeas que acabaram de ter filhotes, será preciso aguardar 45 dias antes da castração. O animal deve estar saudável, sem pulgas ou carrapatos, e possuir caixa de transporte, no caso dos felinos.
A medida visa aumentar a expectativa de vida do animal, reduzindo as doenças no sistema reprodutor, como cânceres, além de contribuir para o controle populacional. A intervenção, em muitos casos, também reduz a agressividade do animal
A diretora de Proteção Animal da Secis, Michele Holanda, diz que os números mostram o comprometimento da população sobre a necessidade do serviço de castração na cidade. Durante o mês de junho, por exemplo, foram registrados mais de 3 mil animais castrados, não só nas unidades móveis. Foram, no total, 559 cadelas, 420 cães, 1.429 gatas e 1.074 gatos.
Além do Abaeté, o Castramóvel também está presente em Cajazeiras X até o próximo dia 19. A estrutura está situada na Unidade de Saúde da Família (USF) Cajazeiras X, na Rua Ministro Apolônio Sales, Rua D, Quadra D, Setor 2, s/n.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe