PORTAL SAÚDE NO AR

Dez mil animais deverão ser castrados até o fim do ano

Os moradores do bairro do Bonfim e adjacências terão até o dia 28 deste mês para esterilizarem os cães e gatos de forma totalmente gratuita através do Castramóvel. O Serviço de Itinerante de Castração Animal segue estacionado no Centro de Tratamento Mental Álvaro Rubin de Pinho, localizado na Rua Augusto Campos Mendonça, 15, Bonfim, próximo à Vila Militar.

O atendimento acontece de segunda a quinta, das 08 às 12 horas, e é necessário apenas que o proprietário do animal apresente originais e cópias do cartão SUS e carteira de identidade, além do cartão de vacinação do animal e comprovante de residência. “Um dos objetivos é realizar o controle do crescimento desordenado da população animal no município. O procedimento também é importante para a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos”, esclarece o médico veterinário e chefe do setor de vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aroldo Carneiro.

Para fazer a intervenção cirúrgica, os animais devem ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. As fêmeas que serão submetidas à esterilização não podem estar em período gestacional. No Castramóvel, é feita a avaliação nutricional do cão ou gato para verificar se há condições para a castração.
Além do Castramóvel, a população da capital pode realizar a cirurgia gratuita durante todo o ano por meio de um convênio com a Clínica Animal, em Amaralina. Para isso, basta ligar para os telefones 156 ou 160 quando o interessado receberá orientações para habilitação do serviço e será encaminhado para uma das 27 unidades de saúde distribuídas pela capital. No posto, munido do cartão SUS e caderneta de vacina do animal, será feito o agendamento para a clínica conveniada.

Somente este ano, a Prefeitura já realizou mais de 2.700 cirurgias. A estimativa é que até dezembro cerca de 10 mil animais sejam castrados na capital. A partir de 1º de junho, será a vez da população de Mussurunga receber o Castramóvel.

Fonte: Central de zoonoses

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.