Casos de zika vírus são confirmados em Vitória

Dois casos de infecção pelo zika vírus foram confirmados por exames laboratoriais na cidade de Vitória – Espirito Santo, localizada no sudoeste do país, informou nesta terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde – Semus.

De acordo com a Semus, os casos foram notificados nos bairros Maria Ortiz e Jesus de Nazareth. Após confirmação, a Prefeitura de Vitória alertou que há possibilidade de outros moradores serem diagnosticados com a infecção. São esperados, até agora, resultados de 10 coletas, entretanto, a intensificação do combate aos focos do mosquito, já foi informada pela administração municipal.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde da Semus, Arlete Frank Dutra, é fundamental o apoio da população no sentido de manter a vigilância em casa para eliminar os possíveis criadouros de mosquito. Dutra também destacou que os passos para fazer essa inspeção começam pela regra básica de não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente.

A Zika é um vírus da família Flaviviridae, o mesmo da dengue e da febre amarela. O vírus é responsável por uma doença chamada febre Zika, que apresenta sinais e sintomas similares aos da dengue, porém mais brandos. A febre dessa doença também é uma infecção típica de países de clima tropical, transmitida através de mosquitos, como o Aedes aegypti.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.