PORTAL SAÚDE NO AR

Casos de H1N1 no Brasil

A Secretaria da Saúde de São Paulo decidiu iniciar, na última quarta-feira (23), a vacinação antecipada contra o vírus H1N1 em 67 cidades da região, após detectar o surgimento de casos da gripe na região de São José do Rio Preto, no noroeste paulista.

Na Bahia, já foram notificados 10 casos da gripe H1N1 em 2016, sendo que duas pessoas foram a óbito. Todos os casos ocorreram na capital baiana. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a partir do dia 30 de abril começa o ciclo de vacinação contra a gripe durante a campanha nacional.

O público-alvo em ambos os estados é composto por idosos, gestantes, profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 4 anos de idade e pessoas com doenças crônicas. De um total de 388,5 mil pessoas inseridas nesse grupo de vulnerabilidade à infecção em São Paulo, o governo espera vacinar 80% até o dia 8 de abril.

Quem tomar a vacina contra a gripe H1N1 deverá também tomar a da gripe comum, pois se tratam de vacinas diferentes. A composição que será utilizada durante a Campanha Nacional será diferente, uma vez que a composição pode mudar a causa dos vírus circulantes em cada ano.

A vacina contra o H1N1 é composta pelos vírus A/California (H1N1), A/South Australia (H3N2) e B (Puket). Na vacinação da campanha nacional para proteger a população contra infecções mais comuns no inverno, são relacionadas aos vírus A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Leia mais…

Redação Saúde No Ar *

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.