Casos de Ebola crescem em Uganda e número de mortos sobe para 23

A Uganda que declarou surto de Ebola na última terça-feira (20), sofre atualmente com o aumento de casos e elevado número de mortes. Até o momento há 23 mortes prováveis devido ao vírus.

tualmente, o vírus se espalhou para os distritos vizinhos de Kyegegwa e Kassanda, com o Ministério da Saúde de Uganda relatando que os casos cumulativos aumentaram para 36, ​​incluindo casos confirmados e prováveis. Nenhum caso foi detectado na capital Kampala.

De acordo com o Ministério da Saúde de Uganda considera um “caso provável” qualquer pessoa que morreu por suspeita de EVD (ebola) e teve uma ligação epidemiológica com um caso confirmado, mas não foi testada e não teve confirmação laboratorial.

O órgão considera “casos confirmados” aqueles com resultados laboratoriais positivos. Do número de infecções identificadas até agora, 18 dos casos foram confirmados como infectados, enquanto outros 18 eram suspeitos de ter o vírus.

Segundo o ministério, cinco dos pacientes falecidos foram confirmados como mortos pelo vírus, enquanto 18 foram listados como mortes prováveis. Atualmente, cerca de 35 pacientes estão internados, acrescentou.

Uganda experimentou quatro surtos de Ebola. O mais mortífero deixou mais de 200 pessoas mortas em 2000.

Contudo, a Organização Mundial da Saúde, informou que a vacinação contra a rara cepa do Sudão não foi testada quanto à eficácia. No entanto, descobriu-se que a vacina Ervebo (rVSV-ZEBOV) é eficaz na proteção contra a variante Zaire do vírus Ebola.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe