Categories: Notícias

Casos de Covid dobram no mundo

Em uma semana e especialistas alertam para alta no Brasil
Diversos países de todos os continentes iniciaram o ano de 2022 com recordes de casos de Covid-19. No Reino Unido e nos Estados Unidos, hospitalizações preocupam autoridades, apesar do número de mortes apresentar queda — uma evidência da eficácia das vacinas, segundo especialistas.

A Ômicron, mais contagiosa, foi responsável pela maioria dos 10,1 milhões de casos contabilizados entre 26 de dezembro e 2 de janeiro, contra 5,25 milhões na semana entre 19 e 25 de dezembro. O recorde semanal anterior de toda a pandemia, registrado no fim de abril do ano passado, era de 5,79 milhões, quase a metade do número atual.

No Reino Unido, notificam-se em média 192 mil casos por dia, mais que o triplo do pico de 59 mil infecções vistas no início do ano passado. O país vê hoje 142 mortes por dia, uma fração das 1,2 mil que registrava há quase um ano.

Nos EUA, apesar dos 400 mil casos diários, as mortes continuam na casa de 1,2 mil. A média de óbitos chegou a ultrapassar 3,4 mil em janeiro de 2020, quando se registravam cerca de 250 mil novas infecções por dia.

Na última semana, a França registrou um recorde de novos casos de Covid-19, com predominância de duas variantes: a delta e a ômicron. De acordo com a agência Santé Publique France, foram 1.518 pacientes por 100 mil habitantes, maior índice de casos desde o início da pandemia.

Isso serve de alerta para o Brasil

Para infectologistas e analistas de dados, o Brasil pode alcançar patamares semelhantes com nova onda ainda em janeiro. A transmissão da variante ômicron e a falta de testes estão entre as preocupações.

“A gente calcula que, pelos próximos 15 dias ou três semanas, (a variante Ômicron do coronavírus) possa atingir no Brasil  um pico semelhante ao da França, Reino Unido ou Estados Unidos, isso pode, sim, acontecer”, diz Marcelo Otsuka, infectologista, pediatra e membro do Departamento de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia, em entrevista a CNN

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

6 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

8 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

16 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

17 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

18 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

18 horas ago