Casos da Covid-19 disparam no Brasil

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), publicado no último sábado (12), o país teve aumento de 134% no número contaminações em relação à última semana. Assim, diverdas entidades voltam a recomendar o uso de mascaras contra o vírus.

De acordo com o Conass, entre os dias 6 e 12 de novembro, o país registrou 61.564 infecções. Contudo, no período anterior, de 30 de outubro até o dia 5 deste mês, o Brasil teve registro de 26.304 contaminações

Além disso, na comparação entre os dois períodos, o número de mortes também subiu. Foram 312 óbitos na semana encerrada no último sábado e 251 no período anterior. O aumento total chegou à 24,3%.

Em entrevista, o Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime Barbosa, disse que o aumento já era esperado, principalmente por conta da circulação da BQ.1, subvariante da Covid-19, descoberta recentemente. “O SARS-CoV-2 continua circulando entre nós já há praticamente três anos. E, vez por outra, ele acumula mutações, o que é perfeitamente normal na evolução dos vírus. É exatamente esse ponto que estamos vivendo agora. Uma subvariante da Ômicron está circulando em diversos estados brasileiros, e essa variante tem por característica maior transmissibilidade”.

 

 

Campanha Vidas  Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe