Portal Saúde no Ar



Caso raro: menina de 7 anos é diagnosticada com câncer de mama no Chile

No Chile, uma menina de 7 anos, recebeu o diagnostico para câncer de mama. O caso raro chamou a atenção para o problema de saúde.

As leucemias e linfomas, são os tumores mais frequentes na infância e na adolescência. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), também afetam o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho) e outros tipos. O câncer de mama é mais comum em mulheres a partir dos 40 anos.

No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo o Inca.

Caso raro

O diagnóstico raro em Maura (7 anos), de Quillota, no Chile, surpreendeu a mãe da menina, Patrícia Muñoz. O relato do caso foi feito ao programa chileno “24 Horas”.

“Um dia eu estava dando banho nela e, depois de secar e passar creme, notei que ela tinha um [caroço semelhante a um] ‘feijãozinho’ embaixo do mamilo. Aí o médico me afirmou que o que a Maura tinha não era normal, que se eu esperasse muito iria crescer, mas ele nunca me disse que poderia chegar a isso. Isso foi em agosto e em setembro descobrimos que Maura tinha câncer [de mama]”, contou Patrícia ao programa.

De acordo com o relato ao programa chileno, a pequena Maura foi submetida a uma cirurgia de retirada da mama com o objetivo de evitar o espalhamento da doença para outras partes do organismo. Após a operação, a família aguarda o resultado dos exames que avaliaram a possibilidade de metástase.

Um dos sintomas mais comuns do câncer de mama é a presença de caroço (chamado de nódulo) no seio, que pode ser acompanhado ou não de dor. Ele está presente em mais de 90% dos casos da doença. Entre os sintomas da doença estão: Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja; pequenos nódulos embaixo do braço ou no pescoço. Bem como, alterações no mamilo; saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe