Portal Saúde no Ar

 

Carreta faz mamografias em 5 municípios

As carretas do programa ‘Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama’ estão, nesta segunda-feira (09.11),nos municípios de Teixeira de Freitas, Coração de Maria, Serra Preta, Riachão do Jacuípe e Rafael Jambeiro conforme informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). As carretas fazem parte da estratégia itinerante do programa de rastreamento de câncer cujo objetivo nesta etapa é o de realizar mamografias em 9.300 mulheres, dentro da faixa indicada de 50 a 69 anos.

Essa estratégia itinerante, que começou em agosto, já realizou 46.846 mamografias. O diferencial de outras medidas é que esta ação prevê o acompanhamento das mulheres com imagens inconclusivas após a mamografia, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Na Fase I, as mulheres são identificadas pela Atenção Básica do município e encaminhadas para o exame em unidade móvel que irá a cada região pactuada.

Segundo informações da Sesab, o principal objetivo neste momento é mobilizar a população para a importância da detecção precoce do câncer de mama, uma das causas mais frequentes de morte em mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano são esperados para a Bahia 2.560 novos casos de câncer de mama, dos quais 980 ocorrerão em Salvador.

O Ministério da Saúde preconiza a mamografia a partir dos 50 anos, ferramenta de excelência que pode detectar o câncer de mama ainda na fase inicial, ainda em formação de microcalcificações. De acordo com os especialistas, diversos fatores estão relacionados para o surgimento da doença: idade (sobretudo a partir dos 50 anos), fatores históricos, fatores genéticos/hereditários, tabagismo, vida sedentária, menarca precoce e menopausa tardia, nuliparidade, obesidade, alimentação não saudável e o uso de anticoncepcional, sem orientação médica, são fatores de risco para o câncer de mama.

 

Portal Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.