Durante o Carnaval, a folia acaba se tornando uma longa e exaustiva atividade física, com longas horas de pé, caminhando e dançando. Além disso, o período carnavalesco é caracterizado pelas altas temperaturas, que exigem ainda mais do corpo. Por isso, a alimentação saudável e equilibrada é fundamental.
Com isso, é importante consumir alimentos ricos em carboidratos, de preferência na forma integral, já que oferecem maior sensação de saciedade e reposição de gasto energético; como: arroz, macarrão, batata, cereais e frutas diversas, como banana, maçã, mamão, laranja, morango e uvas, entre outras.
Além disso, também é importante o consumo de proteínas. Elas vão oferecer ainda mais saciedade para um dia ou uma noite inteira em festa. Como carnes magras, filé de frango, peixes e ovo, e proteínas vegetais, como grão-de-bico, feijão, ervilhas, soja e lentilhas.
Por outro lado, alguns alimentos precisam ser evitados, mesmo durante o circuito do carnaval. Apesar de ser as opções mais fáceis, e baixo custo para se alimentar durante a comemoração. Já que o consumo de alimentos gordurosos e de baixo teor nutricional podem podem causar desconforto abdominal, piorar a ressaca no dia seguinte (caso haja consumo de álcool).
Por isso, se não der tempo de se alimentar em casa, procure levar lanches saudáveis preparados de forma caseira.
Além da alimentação, um dos fatores mais importante para suportar o calor e os dias de folia, é a hidratação antes, durante e depois. Suco de frutas, água, ou até água de coco vão auxiliar na hidratação do corpo durante a festa. Se for beber álcool, é importante intercalar o drink ou cerveja com água para minimizar os efeitos da ressaca.