Estudos revelam que a vitamina D é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. Durante a pandemia de covid-19 diversas entidades realizaram pesquisas onde comprovam a relação do déficit de vitamina D e casos de covid-19.
Assim, estudo publicado na revista científica JAMA, revela que 21,6% das pessoas que tinham deficiência de vitamina D tiveram covid-19; enquanto 12,2% das pessoas com níveis saudáveis da vitamina tiveram diagnostico positivo para a doença. Os dados analisados eram de 489 pacientes e foram coletados em 2019.
Além dele, outra pesquisa do periódico PLOS ONE; revela que pacientes com mais de 40 anos que tinham vitamina D o suficiente apresentaram 51,5% menos risco de morte por covid-19.
Quais os sintomas do déficit de vitamina D?
- Dores musculares
Dor muscular persistente e / ou recorrente, especialmente nos extensores da coxa e na cintura escapular. Dessa forma, caso note dor nessas ou em outras áreas, anote a duração e a intensidade da dor por algum tempo em uma espécie de diário da dor. Quanto mais aguda e prolongada for a dor muscular, mais significativo será o possível déficit de vitamina D.
- Queda de cabelo
Até que ponto os mecanismos de produção de cabelo e vitamina D estão relacionados ainda não foi totalmente esclarecido cientificamente. Contudo, caso tenha queda de cabelo pode descartar outras deficiências de vitaminas graças a uma amostra de sangue.
- Um sistema imunológico fraco
Além disso, existem receptores de vitamina D em quase todos os nossos órgãos e tecidos, o que nos mostra que a vitamina D tem uma grande influência no nosso metabolismo e no bom funcionamento do nosso organismo.
- Tendências depressivas
Caso sofra por conta da mudança de estação, pode ser sinal de SAD; ou Transtorno Afetivo Sazonal, também conhecido como depressão de inverno.
Grupos de risco
Pessoas que trabalham principalmente em locais fechadas; bem como pessoas de pele escura: Devido ao maior teor de melanina da pele. Bem como, Idosos, Gestantes, Pessoas de religiões ou culturas que devem cobrir o completamente o corpo ao sair e Fumantes.
Alimentos ricos em Vitamina D
Peixes oleosos (por exemplo, atum, salmão, cavala); Queijo, Gema de ovo.