Categories: Notícias

Carência de água compromete a saúde de modo em geral, diz especialistas

A carência de água no sertão nordestino e recentemente no estado de São Paulo, tem sido ultimamente assunto abordado em quase todos os veículos de comunicação, e preocupa a população brasileira, assim como especialistas ambiental e da área da saúde.  Com a falta de água nas torneiras e a redução da pressão na distribuição, a vulnerabilidade de algumas doenças como a hepatite A, cólera, e, principalmente, diarreia tendem a aumentar constantemente e impactam negativamente a saúde de modo geral.

De acordo com estudos, o não acesso à água de qualidade e o saneamento precário podem ser os responsáveis por 94% dos casos de diarreia no mundo. Cerca de 5.000 crianças, morrem facilmente todos os dias, devido à falta de infraestrutura de saneamento básico e do consumo de água sem qualidade, segundo dados do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Segundo o professor do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz Paulo Barrocas, para enfrentar a falta de abastecimento de água, a população é obrigada a buscar o recurso em fontes alternativas, o que pode ser um estopim para os casos de doença.

Ainda de acordo com o professor, fontes, poços, carros-pipas, por exemplo, nem sempre são seguros, do ponto de vista sanitário. Para ele, esses meios de abastecimentos aumenta o risco das pessoas contraírem doenças.  O médico ainda salienta que estas doenças são causadas, basicamente, pelo consumo de água ou alimentos contaminados por fezes, e cita exemplos comuns de doenças como hepatite A, febres tifoides e paratifoide, cólera e parasitoses. Além disso, ele alerta também que a pouca água afeta a higiene das pessoas e dos locais onde elas vivem, o que também é fator de risco para outras doenças, como micoses e conjuntivites.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

12 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

12 horas ago