Na manhã de ontem, quarta-feira, 11 de março, o Papa Francisco anunciou o nome Cardeal Dom Sérgio da Rocha como o novo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, sucedendo o atual Arcebispo, Dom Murilo Krieger. Dom Sergio será o 28º Arcebispo da Sede Primacial da Igreja no Brasil e, a partir de hoje até o dia da posse, Dom Murilo passa a ser o administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador.
Nascido em Dobrada, no estado de São Paulo, no dia 17 de outubro de 1959, Dom Sérgio recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão (SP), no dia 18 de agosto de 1984. No mesmo ano, em 14 de dezembro, recebeu a Ordenação Presbiteral na Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matão (SP), na Diocese de São Carlos. Dom Sergio da Rocha foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001; e em 11 de agosto do mesmo ano recebeu a Ordenação Episcopal, assumindo como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade – 1Cor 16, 14).
A renúncia ocorreu por causa da idade, quando um bispo completa 75 anos, ele precisa apresentar uma carta ao papa. Dom Murilo completou 75 anos em 2018.
A posse do cardeal, no cargo de Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, acontece dia -6 de junho na Catedral Basílica de Salvador.