Um dos primeiros alimentos que geralmente cortam da dieta é o carboidrato. Essa opção não é a mais indicada, pois o carboidrato é responsável por dar energia ao organismo na hora das atividades físicas ou rotineiras.
Ao eliminar de vez os carboidratos o organismo pode ser prejudicado.Que podem variar de uma simples dor de cabeça ao cansaço físico e mental. Vale a pena reduzir, aos poucos, a ingestão dos alimentos ricos em carboidratos, e escolher os que tem a digestão mais lenta pelo organismo, são os chamados “carboidratos complexos”, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.
São mais nutritivos, pois contem mais fibras e vitaminas. Além disso, são importantes para auxiliar no emagrecimento. Fazem parte desse grupo a batata-doce, Aipim (mandioca, macaxera), os alimentos integrais, vegetais, banana –da- terra entre outros.
Ouça mais informações com a professora de nutrição da Ufba, Neuza Miranda, no quadro Comer e Ser. Que vai ao a toda segunda-feira no programa Saúde no Ar, AM 840.
Redação Saúde no Ar *
Valdira Santana