Capital baiana intensifica combate à dengue, zika e chikungunya

Mais um novo trabalho de intensificação em combate aos mosquitos transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus começa nesta quarta-feira (27), na capital baiana. Dessa vez, a ação acontece na Penitenciária Lemos de Brito, na Mata Escura, e na Praça Bartolomeu Dias, no bairro Dom Avelar. A intensificação de combate na cidade promete alcançar as praças, parques, estabelecimentos públicos, casas, edifícios e terrenos abandonados. A mobilização é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS)

Nessa nova mobilização, os agentes de endemias realizarão ao mesmo tempo as inspeções para identificação, eliminação e tratamento dos criadouros com larvas, e a borrifação química com aplicação de inseticidas, afim de matar os mosquitos que estiverem na fase adulta.

A nova ação já ocorreu no Horto Florestal (edifício abandonado localizado na Rua Pirantancara), na Praça dos Eucaliptos (Caminho das Árvores), nas Praças Ana Lúcia Magalhães e Belo Horizonte, além do Loteamento Aquarius, na Pituba, e na Praça do Campo Grande.

De acordo com a SMS, a expectativa é garantir a redução da infestação mais prolongada, através de ação específica em logradouros públicos e imóveis abandonados. Na capital baiana, não houve confirmação positiva para nenhuma das notificações de zika vírus, segundo a secretaria. Já quanto a chikungunya em Salvador, a SMS afirma está controlada e que, dos 59 casos da enfermidade no município, 58 pacientes foram infectados em Feira de Santana e Riachão do Jacuípe. A secretaria ainda relata que o número de casos confirmados de dengue na capital baiana diminuiu 83% entre 2014 e 2015.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.