Categories: Eu Faço Saúde

Rastreamento precoce de câncer

Duzentos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), entre médicos e enfermeiros da atenção básica de Salvador, são capacitados para detecção precoce do câncer de mama. A ação é uma parceria entre a Secretária Municipal da Saúde e a ONG Susan Komen e tem por objetivo a capacitação de profissionais da saúde publica para efetivar o rastreamento do câncer de mama ainda no início.

O curso tem duração de 20 horas e prepara os profissionais tanto para realização de ações na promoção de saúde das mamas como para aumentar o conhecimento da própria rede publica, principalmente para realização de exames clínicos, que é o processo inicial do rastreamento desse tipo de câncer.

Notícias relacionadas:

Capacitação para saúde

Enfermeiros recebem capacitação

O profissional passa pela capacitação teórica tendo aulas sobre a rede, o rastreamento do câncer de mama na atenção primária e a metodologia do cuidado com os seios proposta pela ONG, bem como a formação técnica do exame clínico. Depois segue para a parte prática.

Novos casos – “Uma pesquisa evidenciou um aumento significativo no índice de novos casos de câncer de mama em Salvador. Então, a preocupação em oferecer tratamento adequado cresceu ainda mais porque os índices da cidade foram maiores do que a nível nacional. O momento é importante para a qualificação dos profissionais e o melhor atendimento dos usuários do SUS na detecção do câncer de mama”, disse a gerente do curso, Maísa Porto.

A ONG Susan Komen é uma organização internacional com sede localizada na cidade de Dallas, nos Estados Unidos. Os alunos receberão a certificação da Faculdade Baiana de Medicina. A primeira turma foi capacitada em 28 e 29 de junho, a segunda em 5 e 6 de julho, a terceira, 12 e 13 de julho, a quarta, 19 e 20 de julho e a quinta e última turma finaliza a atividade nos dias 26 e 27 de julho.

“O curso é importante para que nós possamos esclarecer dúvidas, como faixa etária dos pacientes, realização da mamografia e dos exames complementares, por exemplo, além de descobrir o que é competência do médico. Isso está sendo esclarecido aqui para que possamos oferecer um serviço melhor para a população”, ressalta a médica Tâmara Libório, uma das participantes.

Fonte: AGECOM

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

1 hora ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

10 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago