O câncer é um conjunto de mais de 100 enfermidades que se caracteriza pelo crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar (metástase) rapidamente para outras partes do corpo. Essas células podem ser agressivas e incontroláveis,formando tumores – acúmulo das células cancerosas – ou neoplasias malignas.
Os diferentes tipos de câncer estão relacionados aos diferentes tipos de célula. Por exemplo, existem diferentes tipos de cânceres de pele porque a pele é formada a partir de células diferentes. Outra característica que difere um câncer do outro é a velocidade em que se multiplicam e a capacidade de invadir os tecidos e órgãos.
Causas do câncer
As causas do câncer são variadas, podendo ser externas ou internas. Alguns são essenciais e conhecidos: o cigarro, má alimentação, falta de exercícios físicos dentre outros. Segundo a oncologista do grupo Oncoclínica/NOB, Tércia Reis, as pessoas precisam ficar atentas, já que grande parte dos casos de câncer poderia ser evitada. “Com medidas simples cerca de 90% dos casos, exceto os hereditários e genéticos, poderiam ser evitados com a prática de exercícios físicos, uma dieta equilibrada, não fumar e não beber ”, comenta.
Segundo a oncologista,, dados apontam que em 2030 a doença será a maior causa de mortes no país, mas ainda existe uma descrença da população com relação a pequenas medidas que podem prevenir a doença. “As pessoas muitas vezes não compreendem que cuidar do corpo, mente e alimentação pode reduzir cerca de 40% a chance de desenvolver a enfermidade. É preciso ter mais conscientização para essas questões”.
Leia mais: Relação entre câncer e alimentação
Ouça a entrevista e os comentários da Dra.Tércia Reis- Oncologista – Grupo Oncoclínicas/Nob.
Foto: Saúde no ar
Fonte: INCA/Tércia Reis (Grupo Oncoclínicas)
Redação Saúde no ar (DS)