Relação entre câncer e alimentação

O câncer é uma doença com causas multifatoriais e não claramente definidas, ou seja, diversos fatores distintos podem influenciar no aparecimento ou não da doença. Alguns fatores de risco conhecidos são: o gênero, a herança genética, a idade, a alimentação, o tabagismo, o consumo em excesso de álcool, entre outros. Dos fatores de riscos conhecidos, alguns são passíveis de mudança, como a alimentação, o tabagismo, o consumo em excesso de álcool.

A alimentação possui um papel importante porque ela pode ser um fator protetor ou um fator de risco, dependendo dos hábitos alimentares. Uma alimentação saudável é um fator protetor, pois sabemos que o consumo frequente de frutas, hortaliças, fibras, e alimentos riscos em antioxidantes estão relacionados com a prevenção do câncer. Alguns exemplos de antioxidantes presentes na nossa alimentação são: a vitamina C (laranja, na goiaba, no limão, na acerola), as antocianinas (uva de cor vinho ou preta, no açaí, na amora), os carotenóides (cenoura, na abóbora e também em temperos como urucum e cúrcuma), os sulfuranos (alho, na cebola, no brocólis), entre muitos outros alimentos naturais que podem evitar a formação de substâncias carcinogênicas. Já o consumo exagerado de produtos como carne processada, como por exemplo, a salsicha, a linguiça, a mortadela. O consumo em excesso de carne vermelha (boi e porco), o consumo contínuo de ultraprocessados (refrigerantes e salgadinhos) e alimentos que contém muitos aditivos alimentares químicos são prejudiciais a saúde, e dessa forma são também fatores de risco.

A alimentação por si só, não vai determinar o apareciemento ou não do câncer. Porém ela pode ser um influenciador. Portanto, para a prevenção é recomendado a remanutenção de um peso saudável, hábitos alimentares que priorizem frutas, hortaliças, vegetais e vão agregar dessa forma fibras e antioxidantes na alimentação.

Tenha hábitos saudáveis, seu corpo vai agradecer!

O assunto foi tema do Quadro “Comer e Ser” desta segunda-feira (09/10), no Programa Saúde no Ar.

Ouça na íntegra:

Fonte: Giesy Ribeiro (nutricionista)

Foto: Pixabay

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.