Ícone do site

Câncer de próstata: Você faz pate do grupo de risco ?

O que é próstata ?

A glândula da próstata fica localizada na parte baixa do abdômen, entre a bexiga e pélvis do homem, envolvendo a porção inicial da uretra que permite assim o armazenamento e a saída da urina.  Sua principal função é

produzir parte do líquido que forma o espermatozóide, além de gerar substâncias importantes para proteger e alimentá-los.

Câncer

Cada vez mais, o câncer de próstata tem sido a segunda doença que mais causa morte no Brasil, atrás somente do câncer de pulmão. A estimativa é que em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, sejam diagnosticados 68 mil novos casos de câncer de próstata, sendo estimadas mais de 13 mil mortes por ano.

Já a estimativas de casos novos de câncer, por região varia bastante, alguns com baixo índices e outros com um quadro preocupante. A hipótese para o norte é de 2.700, nordeste 15.820, centro oeste 5.330 , sul 14.290 e para o sudeste 30.080 .

A presença desse tumor maligno é mais comum em homens acima de 50 anos, mas também é preciso ficar atento desde cedo, principalmente quando a histórico familiar. Com a alta incidência de mortalidade relacionada, à atenção de cuidado prévio possibilita o controle da doença em até 90%. 

Sintomas

O câncer em sua fase inicial se manifesta silenciosamente, mas sua cursão acontece de forma lenta, podendo provocar complicações locais e também fora da próstata. Por isso, é necessário fazer os exames periódicos, colocando em prioridade a saúde, não o preconceito em torno da realização do exame. Os sintomas mais comuns são:

Tipos de câncer  

A adenocarcinomas (relacionados), são os responsáveis por 95% dos tumores malignos de próstata. Esses podem ser de grau baixo, intermediário e alto. A manifestação do tumores de baixo grau geram células peculiares, que guardam certa semelhança com as células prostáticas normais. Já os de alto grau, possuem células com índice de alta proliferação, muito diferentes do tecido normal da próstata.

Tipos mais raros de câncer de próstata

Os demais 5%  incluem aos tipos histológicos mais raros como: carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas.

Tratamentos

Para iniciar a terapia, deve levar em consideração o grau da doença de forma individualizada. Para os tratamentos são utilizados a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Quando o tumor se espalha para outras partes do corpo o tratamento recomendado é a terapia hormonal.

O assunto foi tema do programa desta segunda-feira(05.11). Recebemos no estúdio o Urologísta, Breno Dauster, com a condução de Patrícia Tosta. Ouça a entrevista:

 

https://www.portalsaudenoar.com.br/wp-content/uploads/2018/11/SAUDE-NO-AR-05.11-NOVEMBRO-AZUL.mp3?_=1

Redação Saúde no Ar ( Samantha Scarlet)

Foto: Reprodução Internet

Fonte: INCA / Dr. Breno Dauster

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile