Câncer de pele também pode atingir o couro cabeludo

schedule
2024-01-09 | 17:01h
update
2024-01-09 | 17:01h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Câncer de pele também pode atingir o couro cabeludo

Apesar do uso do filtro solar, durante o verão alguns esquecem de proteger áreas como o couro cabeludo que também é atingido pelos raios ultravioleta e pode ser afetado pelo câncer de pele.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano são registrados, no Brasil, cerca de 220 mil novos casos da doença, sendo esperados 704 mil novos diagnósticos até 2025.

Apesar de os cabelos oferecerem uma certa proteção ao couro cabeludo contra os raios solares, os dermatologistas recomendam o uso de bonés ou chapéus durante a exposição solar, além do uso de protetor. Já para quem é calvo, careca ou possui cabelo rarefeito, a atenção a essa área deve ser redobrada. Os especialistas alertam que a área do couro cabeludo possui uma pele mais delicada, o que pode aumentar a chance de queimaduras devido à exposição ao sol e também as chances do desenvolvimento do câncer de pele.

Assim, a recomendação é que essas pessoas usem e abusem do protetor solar nessa área do corpo, dando preferência aos produtos mais fluídos, que são mais fáceis de espalhar. É indicado ainda que o fator de proteção do produto seja de no mínimo de 50% e que ele seja aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas.

O câncer de pele pode aparecer de duas formas: melanoma (que pode atingir camadas mais profundas da pele) e não-melanoma (mais superficial), sendo esse último o mais comum de ser registrado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano são registrados, no Brasil, cerca de 220 mil novos casos da doença, sendo esperados 704 mil novos diagnósticos até 2025.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
26.07.2024 - 06:54:03
Uso de dados e cookies: