PORTAL SAÚDE NO AR

Câncer de Ovário é detectado até 86% em exame de sangue, aponta estudo

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores britânicos da Uk Collaborative Trial of Ovarian Cancer Screening apontam que 86% dos de câncer de ovários são detectados por exames. A pesquisa foi publicada na revista Journal of Clinical Oncology.

A análise que durou 10 anos, contou com aproximadamente 46 mil mulheres britânicas e aponta que esse tipo de tumor pode ser detectado em estágio inicial. O câncer de ovário pode ser considerado uma fatalidade, quando não diagnosticado em tempo hábil. A doença é considerada difícil de ser diagnosticada devidos seus sintomas – dores abdominais, inchaço constante e dificuldades para se alimentar. Porém no exame de sangue, podem detectar variações nos níveis da substância CA 125, produzida por tumor no ovário.

Para a estudo, os cientistas analisaram alterações nos níveis de CA 125 durante os testes. Quando detectados que os níveis subiam, as mulheres eram encaminhadas para realizar exames minuciosos – através de ultrassom.

De acordo com um dos pesquisadores, também professor do University College de Londres, Usha Menon, o resultado tem sido satisfatório, mas o importante é detectar o câncer precocemente para salvar vidas.

Ainda em 2015, serão divulgados os dados sobre os casos de morte entre 46 mil mulheres examinadas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.