Câncer de boca oculto

Não é preciso destrinchar que a má higienização bucal resulta em acúmulo de bactérias, restos de comida, células mortas entre os dentes e aumento de infecções como consequência posterior. Além disso, o déficit de asseio ajuda a camuflar os sintomas e características do câncer bucal, que é o tumor maligno que acomete a boca e parte da garganta.

Na fase inicial, se apresenta como pequenas feridas ou manchas vermelhas e não causa dor. O problema é causado principalmente pelo consumo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar. Ficar muito tempo sem ir ao dentista pode fazer com que as pequenas lesões bucais passem despercebidas sem a supervisão de um profissional.

Uma boca sem a devida higiene costuma apresentar sangramentos com certa frequência, o que pode ocultar problemas mais graves. Com o passar do tempo, a situação pode se agravar. O câncer de boca pode ser curado se for diagnosticado logo no início. Em casos mais avançados, as chances são menores.

Uma pesquisa recente feita pela University of Texas Science Center, nos Estados Unidos, associou a negligência de cuidados com uma maior facilidade para o surgimento do vírus HPV, responsável pelo desenvolvimento de alguns tipos de câncer bucal.

Assim sendo, alimentação equilibrada, consumo de pelo menos dois litros de água por dia, visitas regulares ao dentista e o uso correto do fio dental são algumas medidas de prevenção dessa e de outras complicações.

Redação Saúde no Ar*

Maycon Menezes

Conheça mais dicas e hábitos saudáveis com o dentista Jorge Moreira Pinto Filho no áuido a seguir:

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.