De acordo com pesquisa, a pedido da Bayer em parceria com o IQVIA revela que apenas 17% da população, participantes da analise, conhece os principais fatores de risco para o surgimento do câncer colorretal.
Segundo os participantes do estudo que responderam a respeito dos sintomas, entre as principais causas estão: a idade, excesso de peso e má alimentação. Contudo, especialistas, consideram o resultado do estudo preocupante; já que diagnóstico precoce da doença é de extrema importância para o tratamento.
Além disso, o levantamento apontou que 73% dos entrevistados, ao invés de irem ao médico, buscam informações sobre a doença na internet. A doença, é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso. Por esse motivo, também é chamado de câncer de intestino.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer colorretal é o terceiro mais frequente entre os homens; logo depois do câncer de próstata e de pulmão.
Ainda assim, o levantamento mostrou que apenas 60% da população costuma ir ao médico e fazer exames de rotina. Por outro lado 60% dos médicos entrevistados afirmaram que seus pacientes
possuem informações suficientes sobre a doença.
Dentre os dados revelados no estudo; os pacientes afirma que possuem: Sensação de estufamento (54%); Diarreia (51%); Prisão de ventre (45%); Sensação de não esvaziamento total ao defecar (28%)