Portal Saúde no Ar

 

Canal de denúncia no WhatsApp da Guarda Municipal alcança mais de 1 mil registros em um ano

Mais de 1 mil denúncias foram feitas ao WhatsApp da Guarda Civil Municipal (GCM) entre 24 de agosto de 2022 e a mesma data deste ano, conforme balanço divulgado pela autarquia nesta quarta-feira (13). O canal de comunicação foi aberto para incentivar o cidadão a denunciar furtos, receptação de fios e cabos de energia, entre outros casos de vandalismo que geram prejuízos aos cofres públicos.
A central de atendimento funciona 24h em todos os dias da semana. A denúncia pode ser realizada de forma anônima através do número (71) 99623-4955, em formato de texto, áudios e vídeos de até 30 segundos, mas não serão aceitas ligações.
Os casos mais comuns foram de furtos de fio de cobre ou de telefonia, com 160 registros, seguido de depredação ao patrimônio público (38) e vandalismo (10). Os bairros que tiveram mais denúncias foram Comércio, Engenho Velho de Brotas, Armação, Itapuã e Brotas.
“É importante que a denúncia seja feita para resultar numa ação exitosa dos nossos agentes que, assim, vão inibir os atos criminosos. Temos que zelar pelo nosso patrimônio público, pois é o nosso dinheiro como contribuinte. Denuncie, pois estamos juntos pelo bem da cidade”, reforça o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.
Legislação – Ao ser flagrado cometendo depredação ao patrimônio público, o suspeito será encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial irá categorizar o crime. Podendo ser autuado no Artigo 265 do Código Penal: ao atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de serviço social de caráter público, o suspeito estará sobre a pena de reclusão, de um a cinco anos, e passível de multa, ou mesmo ocorrer o enquadramento como roubo ou furto.

Trote é crime – É importante ressaltar que, quando um indivíduo faz uma ligação de um crime que não ocorreu ou comunica uma falsa ocorrência, isso pode gerar a responsabilização dele, conforme previsto no Artigo 340 do Código Penal, sujeito a uma pena de até seis meses de detenção ou multa.

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe