Campinas inicia inventário de capivaras nos parques da cidade

A Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas começou na última quarta-feira (21) um inventário da população de capivaras nos parques das cidade.

O trabalho identificará o número de grupos, fêmeas, filhotes e machos e analisará a distribuição espacial dos grupos pelos parques, onde costumam ficar e circulam.

Assim, com os dados a secretaria pretende basear o pedido de autorização de manejo e esterilização dos animais encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Um levantamento inicial no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e Lago do Café, ambos no bairro Taquaral, identificaram dois grupos com 48 indivíduos no total.

Dessa forma, após a conclusão do levantamento e autorização do governo estadual, a prefeitura de Campinas abrirá licitação para contratar uma empresa e esterilizar as capivaras, incluindo machos, fêmeas e filhotes. Todos os animais serão microchipados e receberão uma marcação que indique a castração.

De acordo com a Secretaria, a medida é importante porque auxiliará na redução do risco de transmissão da febre maculosa, doença transmitida pela bactéria Rickettsia rickettsii, por meio de picada do carrapato estrela. Seus hospedeiros podem variar de região para região, podendo ser cachorros, gatos, cavalos, bois e capivaras, que são os mais comuns.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe