O atual (2013-14) atual campeão norte-nordeste de fisiculturismo, de 20 anos, terceiro lugar na categoria juvenil (acima de 75kg) do Brasileiro e do Sul-Americano, mas está com dificuldades para se manter no esporte.
Sem patrocínio, Pablo, que é estudante de Direito e estagiário na Câmara Municipal, se mantém no esporte apenas com a ajuda dos pais (Romenil Gonçalves, 51, e Eleide, 51) – Pablo lamenta não ter podido ir ao Mundial, na Tailândia pois as despesas com viagem e hospedagem são muito caras.
Ele treina de segunda a sábado na Academia Max Trainer, no Rio Vermelho, com o personal Fernando Bear, ouvindo hip-hop e rock pesado,faz uma hora de musculação e 40 minutos de aeróbica, além dos outros 40 minutos de jejum, às 5h30, para perder gordura e ‘secar”. A dieta fez o atleta perder 16 quilos pra competir.
Mas, normalmente, ele come muito, conforme afirmou em reportagem ao jornal A Tarde: sua dieta é composta por sete refeições por dia. “Por refeição, eu como 250 gramas de frango e 180 gramas de arroz integral, normalmente. Durante o dia, como também carne bovina magra, seis claras de ovos e duas gemas. Quando dá, como uma carne de peixe na mesma quantidade diária da carne de frango [1,3 kg], em substituição. Adoro uma tilápia”, explica.
Eleide Gonçalves, mãe de Pablo disse que só por mês a família gasta R$ 1.500 só com a alimentação dele. O filho, que tem 1,76 m de altura, precisa comer muito (dieta hiperproteica) para manter a forma. O seu peso atual é de 90 kg, mas varia de 98 kg, o máximo, quando está fora das competições, a 82 kg, “seco”, quando ele precisa estar pronto para disputar os torneios.