De olho nas mais de 300 mil pessoas que utilizam o marca passo no Brasil, diversas cidades do país realizam amanhã ações de educação para dar mais atenção e suporte para os milhares de brasileiros portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis, seus familiares e amigos.
Em Salvador, a ação acontecerá das 9h às 12h, na Escola Bahiana de Medicina, em Brotas, com palestras ilustrativas, demonstração do dispositivo e suas funções, distribuição de folders e esclarecimentos com especialistas.
Segundo especialistas, entre as principais dúvidas dos pacientes estão as possíveis interferências de celulares e outros aparelhos eletrônicos, micro-ondas, portas giratórias de bancos, ressonância magnética e se é permitida na prática de atividade física.
Segundo dados do Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 dispositivos móveis por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca passos por milhão de habitantes.
No Brasil atualmente há mais de 300 mil portadores desses dispositivos em uso, sendo que são implantados a cada ano em torno de 40 mil novos dispositivos, no âmbito do SUS, convênios e particulares. De janeiro de 1992 a abril deste ano, 6.492 pacientes do SUS receberam marca passo, na Bahia.
Por Pablo Rita