PORTAL SAÚDE NO AR

Campanha para que médicos ingressem no sistema público é lançado no Chile

A campanha “O Chile precisa de mais médicos e especialistas: Incorpore-se ao sistema público de saúde” foi lançada nesta quarta-feira (14), pela presidente do Chile, Michelle Bachelet.  A ação tem como objetivo integrar os médicos em hospitais estatais para proporcionar uma saúde pública mais ágil e com qualidade.

Em entrevista coletiva, Bachelet disse que os médicos e especialistas precisam conhecer e valorizar as oportunidades oferecidas pelo sistema público de saúde. A presidente enfatizou que a campanha também chegará a todas as faculdades de medicina do Chile, onde acredita que há uma enorme quantidade de vocações ao serviço público.

De acordo com o site Terra, um dos eixos principais do orçamento do governo do Chile para 2016 é a saúde, que terá uma verba de US$ 9,5 bilhões. O valor é 5,1%, superior ao recurso investido em 2014.

A estimativa é que o Chile tenha um médico para cada 4.300 habitantes para contar com um médico, para cada 2.800. Segundo a presidente, para enfrentar as carências do sistema de saúde no Chile, foi iniciado o Plano de Ingresso, Formação e Retenção de Médicos Especialistas – planejamento que permitirá a soma de 1.100 médicos ao atendimento primário de saúde e formação de quatro mil especialistas, médicos e dentistas, até 2018.

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.