Campanha Novembro Azul

Este mês é voltado para a campanha “Novembro Azul”, que tem como objetivo sensibilizar a população masculina a se cuidar e dar atenção especial à questão do câncer de próstata, segunda doença mais comum entre os homens.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até agosto deste ano, 1559 pacientes foram internados em decorrência da doença e 792 foram a óbito.

No dia 19 comemorou-seo Dia Internacional do Homem, com o objetivo de concentrar ações sobre a saúde do homem e seu bem-estar: social, emocional, físico e espiritual.

Notícias relacionadas

Novembro Azul: previna-se!

Apoio ao câncer de próstata

Este também é um tipo de câncer que não há como prevenir, mas tem como diagnosticar precocemente para se ter mais chances de cura. Por isso, o “Novembro Azul”, campanha que surgiu na Austrália, em 2003, tem como objetivo sensibilizar a população masculina a procurar um médico a partir dos 45, como orienta a Sociedade Brasileira de Urologia. No entanto, para quem tem histórico familiar da doença, deverá começar a realizar os exames a partir dos 40 anos.

Embora o toque, um dos exames indicados para a detecção do câncer de próstata ainda seja “cercado” pelo preconceito, é necessário, pois de acordo com estatísticas, junto com o exame de sangue PSA, dará um diagnóstico mais preciso, podendo o índice de falha ser reduzido para 8%.

O Ministério da Saúde recomenda que as ações aconteçam permanentemente e tragam em suas abordagens não só temas relacionados ao câncer de próstata, mas outras temáticas como: acesso e acolhimento, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, saúde mental, principais doenças que atingem a população masculina assim como estímulo a hábitos saudáveis de vida, entre outras, trabalhando a saúde do homem de forma integral.

Dados de câncer de próstata

Em valores absolutos, câncer de próstata  é o sexto tipo mais comum de mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Segundo o Registro Hospitalar de Câncer da Bahia, 39% dos pacientes do sexo masculino atendidos em primeira consulta no período de 2000 a 2015 tiveram câncer de próstata; 21% desses pacientes encontram-se na faixa etária de 65 a 69 anos, 20% na faixa etária de 70 a 74 e 17% entre 60 e 64 anos.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.