Campanha mundial contra o preconceito a pessoas com hanseníase é lançado no Japão

O Apelo Global 2015 para a Erradicação do Estigma e do Preconceito contra Pessoas Atingidas pela Hanseníase foi apresentado nesta terça-feira (27), em Tóquio, no Japão. A campanha foi divulgada em meio as ações do Dia Mundial de Combate a Hanseníase, que aconteceu nesta quarta-feira (28).

A campanha está em sua 10ª edição e foi organizada pela empresa japonesa The Nippon Foundation com o apoio do Conselho Internacional de Enfermagem com foco em informar a população sobre o preconceito que os portadores da hanseníase sofrem. Em comunicado, as empresas responsáveis pela organização do Apelo divulgarem que o objetivo da mensagem é que a hanseníase pode ser curada. As bactérias podem ser mortas com medicamento. Deformidades podem ser previstas com a detecção precoce e tratamento. Não existindo motivos para isolar as pessoas com a doença.

Segundo o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que esteve presente na cerimônia de lançamento, ressaltou que serão feitos esforços necessários para ajudar que estão doentes em clínica para viver de forma confortável e terminar com o preconceito contra a hanseníase.

As perspectivas de educação e emprego das pessoas que sofrem com a hanseníase são muito baixas, porque apesar da doença ter cura, os doentes e seus parentes continuam a sofrer preconceito. Antigamente, a discriminação era muito forte com os infectados com a doença, na época conhecida como Lepra, eram separadas do convívio com a sociedade e isoladas em colônias, para impedir o contágio de outras pessoas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.