O Ministério Público da Bahia (MP-BA), em parceria com a Defensoria Pública (DPE) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), lançam a campanha ‘O amor não tem tamanho’, nesta segunda-feira, 7, às 14h, na sede do MP, no CAB.
O evento ocorre na semana em que se celebra o Dia Mundial da Adoção, comemorado na quarta-feira, 9. O objetivo da camapanha é ampliar o perfil buscado pelos futuros pais e contribuir no aumento do número de adoções de crianças e adolescentes, grupos de irmãos ou com alguma deficiência.
Estima-se que, no Brasil, há cerca de 4 mil crianças e adolescentes aptos a adoção e 33 mil pessoas estão na fila de adotantes. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, quase 70% das crianças aptas a adoção no Brasil tem mais de seis anos.
Dessa forma, segundo o Sistema NAcional de Adoção e Acolhimento (SNA), os interessados na adoção devem realizar cadastro no site da campanha. Segundo aSNA, a maior quantidade de crianças e adolescentes disponíveis para adoção concentra-se na faixa etária de 6 a 17 anos.
Contudo, o perfil, não corresponde ao mais desejado pelos habilitados à adoção, já que mais de 50% dos 39.957 pretendentes cadastrados têm preferência por crianças de até três anos. Além disso, o Conselho Nacional de Justiça de 2019, ressalta que 90% dos interessados na adoção buscam crianças de até sete anos, enquanto 67% das crianças e adolescentes disponíveis nos abrigos têm idades entre sete e 18 anos.
“A adoção de crianças acima de seis anos de idade e adolescentes torna-se necessária em razão da dificuldade de localização de famílias que tenham perfil adotivo para essa faixa etária. Por essa razão, a presente campanha pretende demonstrar que o amor não tem tamanho, podendo ser vivenciado na adoção de crianças e adolescentes de todas as idades, raças e condições de saúde”. Disse a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Crianças e Adolescentes (CAOCA), promotora de Justiça Anna Karina Trennepohl.