Campanha deseja evitar partos cesarianos desnecessários

O Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI)  e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançaram, na última semana, a campanha “A hora do bebê: Pelo direito de nascer no tempo certo”,

O  objetivo é  incentivar o parto normal e conscientizar as futuras mães dos riscos do parto cesariano quando é feito de forma desnecessária. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os partos realizados por beneficiárias de plano de saúde, há redução de cesarianas no final de dezembro e aumento no período anterior ao Natal. Os números mostram que há antecipação dos nascimentos que ocorreriam na época das festas de fim de ano.

Em 2017, a média de cesarianas na semana de 24 a 31 de dezembro foi 20% menor do que a média semanal do ano, enquanto a média entre 16 e 23 de dezembro foi 9% maior do que a média anual. A Campanha foi lançada no último sábado (01/12). 

Segundo a ANS, há evidências científicas de que  a cesariana aumenta  o risco de morte da mãe e as chances de complicações respiratórias para o recém-nascido e a internação em UTI neonatal é  mais frequênte. 

Além disso o  parto  realizado antes das 39 semanas de gestação, o nascimento pode ocorrer sem a completa maturação pulmonar do bebê e o ciclo de amadurecimento do bebê. 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.