Campanha de vacinação não atinge meta em Salvador

A campanha contra a gripe que iniciou no dia 4 de maio, ainda não atingiu a meta em Salvador e será prorrogada para o dia 12 de junho. A iniciativa já imunizou cerca de 380 mil pessoas, número que corresponde a 63%. Na capital baiana, o objetivo almejado  é proteger pelos menos 80%  do público alvo no município – referente a aproximadamente 615 mil indivíduos, entre eles,  idosos (a partir de 60 anos), crianças (de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade – conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Segundo a chefe do setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, o motivo da campanha não atingir a meta está atribuído principalmente a alguns mitos da população a respeito da vacina.  Ela também enfatiza que as pessoas ainda acreditam que vão ficar gripadas ao tomar a vacina ou que ficarão impossibilitadas de realizar atividades de lazer, principalmente se a imunização acontecer nos finais de semana. Doiane ainda explica que a dose aplicada é produzida com amostras do vírus inativado, por tanto é incapaz de evoluir para a doença.

A campanha segue em todos os postos da atenção básica do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.