A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação chega a etapa final nesta quinta-feira (10), na capital baiana. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – Sesab, foram imunizadas com a vacina, 792.281 crianças – uma cobertura equivalente a 83,39% – na faixa etária de seis meses a menos de cinco anos. O total contabilizado, inclui um quantitativo do início da campanha – 15 agosto, até hoje (09/09).
Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde determinou uma meta para proteger 95% população alvo, referente a 907.698 crianças que devem ser imunizadas contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil – doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total.
Com a meta não atingida ainda na capital baiana, os órgãos de saúde aguardam os pais e/ou responsáveis pelos pequeninos nos centros e postos municipais – local onde estão disponíveis todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação da criança. Segundo a equipe do Programa Nacional de Imunização, a partir de agora não se deverá mais prorrogar as campanhas de vacinação.
Embora o Brasil tenha recebido da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem, na década de 90, alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, portanto, é essencial manter a população vacinada, para garantir que a paralisia permaneça erradicada em todo território brasileiro.
L.O.