Campanha de vacinação contra a gripe tem baixa adesão

A poucos dias do final da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Um pouco mais de 37% do público-alvo da campana esta imunizado. De acordo com o Ministério da Saúde, a população brasileira não está se vacinando: a adesão tem estado muito baixa em todas as partes do país.

A vacina da gripe protege contra as principais cepas do vírus da influenza. Tendo atualização todos os anos para manter proteção. A dose, então, é fundamental para evitar casos graves e mortes. No inicio do mês a pasta, ampliou a imunização para todos os brasileiros acima de seis meses de idade.

Contudo, apesar da baixa adesão, não há previsão de prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em abril. O Ministério da Saúde anunciou que distribuiu mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente produzidas pelo Instituto Butantan. E pediu que os estados e municípios adotem estratégias para fazer as pessoas se vacinarem.

Em 2019 e 2020, a campanha de vacinação atingiu mais de 90% de adesão da população. Nos últimos anos, no entanto, o índice despencou, ficando até abaixo de 70% em 2022 – a doença provocou mais de 1.600 mortes em todo o país.

“A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe