Uma autorização de 193 mil em recursos federais será destinada a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma – uma doença inflamatória dos olhos – em oito estados brasileiros, informou o Ministério da Saúde, em publicação no Diário Oficial da União – DOU, nesta quarta-feira (9). Os estados contemplados são: Acre, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. As informações são da Agência Brasil.
O objetivo da campanha é identificar os casos de hanseníase por meio de busca ativa em alunos com sinais e sintomas da doença, além de proporcionar tratamento de verminoses, diagnosticar e tratar o tracoma.
A hanseníase, as verminoses e o tracoma têm distribuição heterogênea no Brasil, no entanto, as altas cargas dessas doenças comprometem a interrupção da cadeia de transmissão e a eliminação desses quadros como problemas de saúde pública, segundo o texto publicado.
Ainda de acordo com a publicação, a dificuldade de acesso à rede de serviços de saúde, permanece pelas populações mais vulneráveis, refletindo diretamente na detecção e adesão ao tratamento.
L.O.