Campanha contra a hepatite com testes rápidos começa na capital mineira

Uma campanha contra a hepatite com testes rápidos iniciou em Belo Horizonte nesta segunda-feira (21) em alusão ao Dia de Combate às Hepatites Virais – lembrado 28 de julho. A ação que tem como objetivo conscientizar a população e reduzir os casos de hepatites na capital mineira – segue até sexta-feira (24). A iniciativa é da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde – SMSA.

Na ocasião, a população conta com uma equipe fará diagnóstico para Hepatite C, por meio dos testes rápidos, e vacinação da Hepatite B, em conjunto com técnicos dos serviços de atenção especializada de HIV/DST/Sífilis e hepatites virais. Os atendimentos acontecem das 8h às 16h, no 2º andar do Terminal Rodoviário da capital.

Durante a ação, os interessados poderão realizar o teste rápido que dura aproximadamente 30 minutos.  Após resultados, os casos positivos serão encaminhados ao serviço especializado, com marcação prévia de consulta. Estima-se cerca de 1.000 testes rápidos no decorrer da ação, além da distribuição de 21 mil preservativos masculinos no local do evento.

Intensificação da vacinação contra hepatite, também serão realizadas em 147 centros de saúde da capital.  Os testes rápidos para diagnóstico de Hepatite B e C, Sífilis e HIV estarão disponíveis para a população no Centro de Treinamento e Referência / Doenças Infectoparasitárias – CTR/DIP; no Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atendimento Especializado – CTA e na Unidade de Referência Secundária – URS.

De acordo com a Gerência de Epidemiologia e Informação da SMSA, a até o mês de junho desse ano, foram notificados 30 casos de hepatite C, e 39 de B, na capital. Já em 2014 foram registrados 133 casos, e 110 respectivamente.

Fonte: Super Notícia

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.