Ícone do site

Camisinha de polietileno pode substituir fórceps

Uma camisinha que impede que a mulher morra no parto e inovações médicas que custam pouco, mas podem solucionar grandes problemas – e salvar muitas vidas fazem parte de 30 técnicas compiladas pelo Innovation Countdown 2030 (IC2030), uma iniciativa para identificar tecnologias de alto impacto que têm potencial de transformar o mundo nos próximos 15 anos, com apoio da Fundação Bill & Melinda Gates e da Agência Americana de Desenvolvimento Internacional, entre outros grupos.

Esta camisinha, desenvolvido originalmente pelo mecânico de carros argentino Jorge Odón, é um aparelho de baixo custo usado para ajudar nas etapas finais de partos em circunstâncias difíceis, período em que complicações podem levar à hemorragia da mãe e a traumas no recém-nascido.

Odón Device (aparelho de Odón)  é  uma embalagem de polietileno que é envolta e inflada ao redor da cabeça do bebê – é  mais segura e simples de usar do que um fórceps ou um extrator a vácuo, e faz dela uma boa alternativa para agentes de saúde menos treinados. Como o aparelho vem dobrado em pequenos sachês, também é facilmente transportado a áreas remotas, como indica a fotografia.

Simples e eficaz

Outra invenção similar vem do Hospital Geral de Massachusetts (EUA) : uma camisinha conectada a um cateter forma uma solução barata encontrada para reduzir o enorme número de mulheres que morrem ao dar à luz: uma a cada dois minutos no mundo, segundo a ONG Saving Lives at Birth.

O kit, que conta com materiais acessíveis, tem o objetivo de conter graves hemorragias no pós-parto e já está sendo usado no Quênia e em Serra Leoa. A camisinha é inserida no útero e inflada com água filtrada através do cateter, criando pressão para interromper o sangramento.

Fonte Diário da Saúde

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile